8 CURIOSIDADES SOBRE O CAMINHO DE SANTIAGO


1412641_245016762323459_358204200_o


8 CURIOSIDADES SOBRE O CAMINHO DE SANTIAGO

Fiz o Caminho Português de Santiago em 2013, entre São Pedro de Rates e Santiago de Compostela. Fiquei doido (no lado bom da doidice 😉 ) com a experiência. Realmente é muito mais que um caminho, muito mais que fazer quilómetros, tem qualquer coisa de especial, que me faz recordar com saudade os tempos de peregrino (bicigrino! já que o fiz de bicicleta).
Desde essa experiência, que tenho no topo da minha “to do list” o Caminho Francês, que é a “ultimate experience” no que toca a Caminhos de Santiago (vamos ver se é este ano).
Escrevo aqui 8 curiosidades sobre o Caminho. Apesar das palavras, não há nada como ir lá cheirar, tocar e viver o Caminho.
#1 Santiago Maior

São Tiago, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Que, segundo a lenda, teve o seu corpo transportado e sepultado em Compostela, hoje Santiago de Compostela, em honra a Santiago. Sobre o seu túmulo foi erguida a Catedral de Santiago de Compostela. E, foi assim que tudo começou. Tornado-se Santiago de Compostela, um dos principais locais de peregrinação cristã na idade Média, apenas superado por Roma e Jerusalém. Existem vários Caminhos de (para) Santiago, dependendo do ponto de partida. Coloco “existem” no Presente do Indicativo, porque na verdade muitos dos caminhos utilizados pelos peregrinos do passado, são utilizados (e cada vez mais) pelos peregrinos do presente.
rembrandt_apostel_jacobusoudere_grt
#2 Diário de um Mago
Livro do prestigiado escritor brasileiro Paulo Coelho. O livro conta a peregrinação do autor pelo Caminho Francês de Santiago. Remonta a 1987, numa altura em que o Caminho estava numa fase de “adormecimento”, sem o destaque e número de peregrinos que tem nos dias de hoje. Recomendado.
9789722525732
#3 Concha (Vieira)
É simbolo do Caminho de Santiago. Quase todos os peregrinos a transportam. E porquê uma Concha? Bem, existem inúmeras teorias, daquelas que cumprem a máxima “quem conta um conto, acrescenta um ponto” 😉 . Vão desde lendas marítimas, sobre o transporte do corpo de Santiago em um barco mágico, até à própria forma da Concha, cujos os seus “canais” em relevo, na sua face exterior, começam em pontos diferentes e terminam no mesmo ponto. Existem mais 1000.
Concha
#4 Peregrinos de 2015
Segundo a Oficina del Peregrino, onde recolhemos A Compostela (certificado com fizemos pelo menos 100km de Caminho) em Santiago de Compostela, em 2015:
  • Percorreram o Caminho (um dos caminhos) 262.515 peregrinos;
  • 90% fez o Caminho a pé;
  • 38% fê-lo unicamente por motivos religiosos;
  • 5% eram portugueses;
  • 12% começaram a sua caminhada em Saint Jean Pied de Port, ou seja fizeram 800km para chegar a Santiago.
Peregrino_Turismo-Santiago-de-Compostela
#5 Caminhos de Santiago
Existem inúmeras hipóteses de caminhos. Até existe a hipótese de fazer o Caminho para (e não de) Santiago, e para isso posso começar na porta da minha casa (é o meu caminho histórico). Mas focando nos mais históricos caminhos, que são:
  • Caminho Francês (interior Norte de Espanha)
  • Caminho Português
  • Caminho do Norte (Norte de Espanha)
  • Caminho Primitivo (liga as Astúrias a Santiago)
  • Caminho Inglês (caminho feito pelos ingleses na idade Média, que desembarcavam na Corunha e seguiam a pé para Santiago)
  • Via da Prata (liga Sevilha a Santiago)
Mapa_Caminos
#6 Via Láctea
Outro dos símbolos do Caminho. Segundo a lenda, a Via Láctea foi criada pela poeira provocada pela caminhada do peregrinos. Esta é a minha favorita, mas a mais comum, é que a Via Láctea indica o caminho para Santiago, nas caminhadas noturnas.
capa13
#7 The Way
O mais conhecido filme sobre o Caminho de Santiago, protagonizado por Martin Sheen (o tal do Apocalypse  Now, um dos meus favoritos). Recomendado a todos os peregrinos.
thewayscore
#8 Cebreiro
Um dos lugares mais “mediáticos” do Caminho de Santiago. Está situado a 1300m de altitude e muitas histórias para contar. A mais celebre refere com Cebreiro como possível local onde estará o cálice utilizado por Jesus Cristo na Última Ceia. Associado ao mistério do Santo Graal, e perseguido por muitos, desde o Rei Arthur até ao Tom Hanks no Código da Vinci. 😉 
La-magnífica-iglesia-de-Santa-María-de-O-Cebreiro



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário